Victor Ballogh, 23/10/23
No universo do RPG de mesa, os dados contribuem imparcialmente para a resolução de uma ação. A quantidade e o tipo de dados utilizados variam conforme as regras de um sistema. Neste artigo, veremos especificamente as diferenças de lançar um dado de 20 faces (1D20) e de lançar três dados de seis faces (3D6).
O lançamento de 1D20 gera resultados de 1 a 20, totalizando 20 possibilidades. Já o lançamento de 3D6 gera, em cada dado, resultados de 1 a 6, totalizando 216 possibilidades (6.6.6 = 216). Veja os detalhes nesta tabela:
Segundo a tabela acima, ao lançar 1D20, há apenas uma possibilidade de obter o resultado 15. Em contrapartida, ao lançar 3D6, existem dez possibilidades de conseguir o resultado 15: (5+5+5), (4+5+6), (4+6+5), (5+4+6), (5+6+4), (6+4+5), (6+5+4), (3+6+6), (6+3+6) e (6+6+3).
A partir do número de possibilidades, é possível calcular a probabilidade de cada resultado aparecer. Confira:
De acordo com essa tabela, as probabilidades diferem entre os dados. Por exemplo, ao lançar 1D20, o resultado 10 tem 5% de chance de aparecer e, ao lançar 3D6, esse mesmo resultado tem 12,5% de chance de sair.
Os resultados médios aparecem mais vezes com 3D6 e menos vezes com 1D20. Observe:
Como visto nessa tabela, o lançamento de 1D20 tem 20% de chance de gerar resultados entre 9 e 12. Já o lançamento de 3D6 tem 48,2% de chance de gerar resultados na mesma faixa.
Os resultados extremos, isto é, mais afastados da média, ocorrem mais vezes com 1D20 e menos vezes com 3D6. Confira:
Considerando a tabela acima, com 1D20, o resultado 20 tem 5% de chance de aparecer, ou seja, 1 em 20. Agora, com 3D6, o resultado 18 tem 0,46% de chance de sair, isto é, 1 em 216. Vale destacar que os resultados extremos de 1D20 (1 e 20) ocorrem 10% das vezes. Desta forma, 1 a cada 10 lançamentos será crítico. Em contrapartida, os resultados extremos de 3D6 (3 e 18) ocorrem 0,92% das vezes. Deste modo, 1 a cada 108 lançamentos será crítico.
Normalmente, nos sistemas de RPG, os modificadores aumentam as chances de sucesso de uma perícia. Para elucidar o assunto, a tabela abaixo exibe dois aspectos interessantes: a velocidade de escalonamento e a eficácia de uma melhoria. Acompanhe:
A. Os modificadores escalonam lentamente com 1D20 e rapidamente com 3D6. Note que 1D20 precisa acumular 8 modificadores para chegar a 90% de chance de sucesso, enquanto 3D6 precisa acumular 4 modificadores para alcançar a mesma chance.
B. Os modificadores de 1D20 melhoram as chances de sucesso na mesma proporção (de 5% em 5%). Já os modificadores de 3D6 aprimoram as chances cada vez menos à medida que se acumulam.
Antes de finalizarmos, confira alguns jogos e sistemas baseados em 1D20: Mutantes e malfeitores, D&D5ed, Tormenta e 7th Sea. Agora, veja exemplos com 3D6: Fragged Empire, 3DX, Millenia e Dragon Age.
Em suma, tanto 3D6 quanto 1D20 apresentam características únicas. Estas são úteis dependendo da proposta de um sistema. Portanto, não existe o melhor, existe aquele que mais se adequa a um projeto.